sábado, 7 de fevereiro de 2015

CRISTIANISMO X ECONOMIA



CRISTIANISMO X ECONOMIA


São impressionantes as pessoas vivem rodeadas de preocupações, não estou aqui dizendo que devamos levar uma vida sem elas, até porque as mesmas vêm ao nosso encontro sem que nós as busquemos. Nossa sociedade enche-se de orgulho por ser uma civilização do trabalho. É sabido por todos que o exercício de alguma atividade ajuda a crescer o homem e a mulher em sua natureza humana, pois o trabalho forma e dignifica aquele que o pratica.
          A maioria do tempo do dia é utilizado pela humanidade no exercido de atividades relacionadas ao direito civil e econômico, pois neste tempo estão amarradas às nossas atividades cotidianas em mais ou menos um terço do nosso dia. A visão ampla de nossa realidade nos faz ver que estão inseridas nelas alguns aspectos fundamentais tais como: a cultural, o direito, a economia, a teologia, a política, a antropologia e outras mais. Por isso não podemos considerar o trabalho humano exclusivamente em um desses aspectos, pois correríamos o risco de multiplicá-los em sua essência.
Quando estudamos teologia, encontramos acontecimentos fundados no trabalho que dignifica o homem ou o homem que é dignificado pelo trabalho. O mesmo é apresentado e se apresenta como globalizado, cognitivo, tecnológico, informacional, financeirizado, flexível e até mesmo precário. O entendimento sobre a economia X trabalho, vão-nos levando a reconhecer que a humanidade vai sendo coisificada no exercício do seu trabalho e ao mesmo tempo vai coisificando o trabalho, ou seja, ambos tornam-se mercadorias. O capitalismo selvagem vai transformando o trabalho e o trabalhador num instrumento acumulador de material. Pense bem, será que você se enquadra nesse ser coisificado que o capitalismo vai impondo? Fico por aqui e até breve.     


Um comentário: