1.
ESQUEMA GERAL DO CATECUMENATO
(apresentação tradicional)
PRÉ-CATECUMENATO (1º tempo). No modelo catecumenal, em qualquer
época do ano, as pessoas que querem viver o processo são recebidas por um
catequista. São também acompanhadas por um introdutor ou introdutora, vão
entrando em contato com a comunidade e com o ministro ordenado. Faz-se um
primeiro anúncio (ou o novo anúncio, dependendo do caso) do mistério de Cristo,
no diálogo com a pessoa, sua cultura e experiência religiosa. Esse é o tempo do
despertar ou reavivar a fé em Jesus Cristo e a conversão, da percepção da
função da Igreja. O caminhante é incentivado a vivenciar a fé pela oração e
pela mudança de relações com os outros e com a vida.
a.
Rito de admissão ao catecumenato
(1ª etapa). Os
candidatos são marcados por uma primeira grande celebração, que é o rito de
entrada no catecumenato. Nela eles são assinalados com a cruz do Senhor, pois
pela fé já participam do mistério da morte e ressurreição. Depois são
convidados a entrar na igreja e a ouvir a Palavra de Deus junto com a
comunidade. Recebem o Livro da Palavra como sinal de sua condição de
ouvintes da Palavra. Assim são acolhidos no seio maternal da Igreja e
reconhecidos como iniciantes no discipulado, catecúmenos.
CATECUMENATO (2º Tempo). Tendo sido feita a
acolhida como catecúmenos na celebração da primeira etapa, se inicia o catecumenato
propriamente dito; é a fase mais longa de todo processo de iniciação à vida
cristã. Durante este tempo os catecúmenos criam familiaridade com a Palavra de
Deus, recebem formação catequética, são iniciados nos ritos litúrgicos e
exercitam-se na prática da vida cristã. Pede-se deles uma progressiva mudança
de mentalidade e dos costumes com suas consequências sociais. “A formação
propriamente catecumenal, conforme a mais antiga tradição, se realiza através
da narração das experiências de Deus, particularmente da História da Salvação
mediante a catequese bíblica”, (cf. DNC , 47).
b.
Celebração da eleição ou inscrição do
nome (2ªetapa). Acontece no início da quaresma e
encerra-se o catecumenato propriamente dito e dá-se início ao tempo da
purificação e iluminação. É uma celebração muito solene porque é um momento
forte de todo o catecumenato. Os catecúmenos declaram diante do bispo ou seu
representante o desejo e a decisão de se tornarem cristãos.
PURIFICAÇÃO E ILUMINAÇÃO
(3º. Tempo). Nos
quarenta dias da quaresma acontece o tempo de purificação e iluminação.
Os catecúmenos são ajudados na revisão de vida e no retorno ao primeiro
encontro com o Senhor. É um tempo em que se realça mais o cultivo da vida
interior. Procura-se purificar os corações e espíritos pelo exame de consciência
e pela penitência. São próprios deste tempo os escrutínios, as entregas
do Símbolo (Credo), da Oração do Senhor (Pai-Nosso). Os escrutínios
realizam-se no 3º, 4º e 5o Domingos da Quaresma.
c.
Celebração dos sacramentos da
iniciação (3ª etapa). Na noite da Páscoa ou no Tempo
Pascal os iniciados recebem os sacramentos do Batismo, da Confirmação
e da Eucaristia. É a terceira grande celebração ou etapa. “Os eleitos,
tendo recebido o perdão dos pecados, são incorporados ao povo de Deus,
tornam-se seus filhos adotivos, são introduzidos pelo Espírito, na prometida
plenitude dos tempos” (RICA
27).
MISTAGOGIA (4ºTempo). Ao longo do tempo pascal, acontece
um prolongamento da experiência dos iniciados, um mergulho maior no mistério: o
tempo da mistagogia. É este o último tempo da iniciação. Nele “se obtém
o conhecimento mais completo dos mistérios através das novas explanações e
sobretudo da experiência dos sacramentos recebidos” (RICA 38). “Para
encerrar o tempo da mistagogia, realiza-se uma celebração ao terminar o tempo
pascal, nas proximidades do domingo de Pentecostes, até mesmo com festividades
externas” (RICA 237).
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